Por Letra

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 28 de outubro de 2012

Interpretação do Texto - Proclamação da República

Esse texto demonstra muito bem que a proclamação da República não foi uma reivindicação das massas, mas um golpe de Estado.

Importante mostrar para as crianças que a Monarquia não é incompatível com democracia, sendo que hoje em dia algumas das maiores democracias do mundo são monarquias e algumas das maiores ditaduras adotam o sistema presidencialista.

Há uma falha no sistema educacional que deve ser preenchida pelo professor, justamente quanto ao significado da monarquia e a compatibilidade desse com a democracia, uma vez que durante muitos anos se ensinou que esse regime é autoritário e cruel.

Essa atividade se constitui de um texto e de uma série de atividades com o fim de fazer as crianças interpretarem o texto, principalmente com relação a substantivos próprios (nomes de pessoas, lugares), uso da letra maiúscula, nomes de vultos históricos e coisas do tipo.

Trata-se de uma atividade que trabalhará diversas disciplinas, mais especificamente Português e História.

Cabe ao professor orientar e educar que tanto o Império, quanto a República são formas legítimas e democráticas de governo, dependendo do perfil autoritário, ou democrático, de quem ocupa o posto de chefe do Executivo, dos legisladores e, ainda e principalmente, como vivemos em uma República, em quem as pessoas votam.

Oportunidade para quebrar algumas posturas lamurientas como que todo político é corrupto, uma vez que quem vota é o povo.

Incentivar os alunos a conversar sobre compras de votos, armações de políticos corruptos para se elegerem e formar uma consciência cidadã nos alunos, aproveitando, ainda, se o ano em que a atividade for proposta, for ano de  eleições.

Link para a atividade:
http://www.4shared.com/get/e_jD3b01/texto_Proclamao_da_Repblica_co.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se postar coisas ridiculamente non sense ou links para outros foruns a mensagem será deletada. Não estou mendigando comentários